O que é nobreak e para que serve os nobreaks

Imagine a seguinte situação: você está no ambiente de trabalho e, de repente, ocorre a interrupção do sistema de energia elétrica. O computador desliga sem te dar a chance de salvar o arquivo que passou horas criando. Além de perder o conteúdo do documento, há ainda o risco do aparelho queimar.
Se você já passou por isso, sem dúvida, não quer que se repita, afinal, o prejuízo pode ser bem alto. Não existe uma fórmula mágica para impedir ou
adivinhar quando esse tipo de imprevisto irá acontecer, mas é possível se prevenir.
Qual é a função de um nobreak?
Trata-se de um condicionador de energia de fácil instalação (basta colocar na tomada para os equipamentos de pequeno porte). Ou seja, ele recebe a energia da rede elétrica e, no caso de distúrbios, a transforma em energia limpa e estável.
Em outras palavras, ele atua como um escudo. Quando há oscilações da rede elétrica, protege os equipamentos, evitando danos. Já no caso de queda de energia, impede que desliguem de forma brusca. Dessa forma, a vida útil dos aparelhos é preservada.
Além disso, mesmo na ausência total de energia, mantém os eletrônicos ligados por um período de tempo. Sendo assim, você consegue finalizar as suas atividades com calma, salvar os arquivos e desligá-los de forma segura.
Quais os tipos de proteções podemos ter no nobreak?
Segundo estudos realizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil é o país com maior incidência de raios; você sabia? Em 2020, registrou-se cerca de 120 milhões de descargas elétricas em território nacional. Por ano, a média é de 70 milhões.
Dessa forma, o nobreak é um dispositivo essencial tanto em ambientes domésticos quanto corporativos. Protege os eletrônicos das oscilações na rede elétrica, evitando a perda de dados importantes e reduzindo o risco de diminuição da vida útil ou queima do aparelho.
Isso é possível porque trata-se de um dispositivo projetado com um avançado sistema de estabilização inteligente. Possui baterias internas que carregam de forma automática enquanto a rede está em seu pleno funcionamento.
Quando ocorre a interrupção do sistema elétrico, ele está preparado para entrar em ação, ou seja, tem energia suficiente para manter os equipamentos funcionando. Contudo, não é por tempo ilimitado. Isso vai depender de dois fatores:
- O número de baterias que o modelo possui (há inúmeras opções no mercado);
- E da sua potência que deve ser, no mínimo, 30% maior do que a potência final dos aparelhos conectados.
Fale conosco, podemos te ajudar!
Agora que você já tem todas as informações que precisa, não corra mais riscos! Proteja os eletrônicos da sua residência ou estabelecimento comercial de desligamentos repentinos e oscilações da rede elétrica com um nobreak.